Para minha querida filha, Vitória,
Querida Filha, como estará você em 2050, como estará o Planta Terra? Ainda haverá água e terra para plantar? Será que você realmente receberá esse e-mail, pois haverá energia? Ou as tecnologias serão outras? Não sei, o prognóstico que vemos hoje não é muito animador, tratando-se de conservação ambiental, conservação da terra onde nascemos da terra que vem sustentando gerações após gerações.
O propósito aqui é relatar o que eu e nossa família tem feito para contribuir com a sustentabilidade do planeta.
Desde criança eu já ouvia que a água um dia a água iria acabar. Então desde já fazia economia.Torneira fechada ! E se não tem água, não tem energia!
Pra você minha filha, que agora já é uma mulher, venho dando exemplos desde quando você nasceu. E apesar de você saber quais são, relatarei aqui alguns deles: aproveitamos a água da chuva, reutilizamos a água da máquina de lavar, separamos todo o lixo.
Em nossa casa nenhum alimento é desperdiçado. Tudo é planejado desde sua aquisição, consumo consciente, compramos somente o que é realmente necessário, não utilizando embalagens descartáveis (sacolinhas plásticas, garrafas pet, etc.) e o que realmente não é possível o consumo, o descarte final vai para as galinhas do vô.
Separamos embalagens e encaminhamos para a reciclagem. O óleo usado é doado para fazer sabão.
Quando você nasceu eu quis ensinar exemplos de respeito às pessoas, aos animais, à natureza. Porque acredito que, quem consegue desenvolver consciência de respeito à criação da grande Mãe Natureza será capaz de amar ao próximo e amar a si mesmo. Consegue compreender que estamos aqui de passagem e que temos por obrigação apenas tomar emprestado, evitado excessos e principalmente agradecer.
Porque o Planeta Terra não foi criado para uma única geração, infelizmente a humanidade não foi educada pra isso. E a conseqüência maior minha filha, é que não vai adiantar nós economizarmos tanto se os demais assim também não o fizerem. A água e os demais recursos também faltarão pra nós.
Tomara que ao ler esta mensagem o mundo ainda possa ter sobrevivido. Que a humanidade tenha se voltado para o princípio de toda vida.
Com o desejo de uma vida plena, sua mãe.
Cecilia Cardoso